Cuidados com sua Caixa d’Água

cuidados com sua caixa d'agua

A água que recebemos através da empresa de abastecimento, é tratada, purificada e clorada antes de chegar em nossas casas e empresas. Ela percorre um extenso trajeto até lá, o que aumenta o risco de contaminação. Apesar disso, não podemos deixar de lado nossas caixas d’água, que por muitas vezes são esquecidas por não estarem ao alcance dos nossos olhos. É indispensável mantermos a caixa d’água limpa e higienizada.

A falta de limpeza da caixa d’água pode causar o entupimento de canos devido ao acúmulo de sujeira no fundo da caixa. Além da sujeira, a falta de escovação das paredes pode propiciar o surgimento de algas em sua superfície.

Em relação à saúde, a manutenção da caixa d’água sempre limpa é de grande importância. Se o reservatório estiver sujo, a água pode estar contaminada por bactérias e protozoários.

Outra forma de contaminação da água, se dá por animais que fazem deste local um abrigo, como ratos, pombos, morcegos e insetos. Sem contar que, uma caixa d’água pode ser um local propício para que o mosquito Aedes aegypti deposite seus ovos. Desta forma, estaremos sujeitos a contrair doenças que podem ser transmitidas ou causadas por eles. Por isso, devemos manter a caixa d’água sempre bem fechada para evitar que estes animais tenham acesso ao seu interior.

Para garantirmos a qualidade da água que consumimos, é fundamental que a caixa d’água seja higienizada pelo menos uma vez a cada seis meses. Também devemos ficar atentos ao contratarmos uma empresa para fazer a limpeza do reservatório. Verificar se a mesma possui licença e responsabilidade técnica específica para realizar este serviço, pessoal capacitado e devidamente equipado para tal, e ainda, se garante a qualidade do serviço através do Certificado de Execução. Desta forma, poderemos utilizar a água que passa por nossas caixas d’água de maneira mais tranquila e segura.

Rua Benjamin Constant, 1085,
Centro – Ijuí/RS
55 3331.1013